A tecnologia é sua aliada no agronegócio

FavoriteAtualizandoFavoritar

A tecnologia chegou de vez para auxiliar o agronegócio. A quantidade de produtores rurais conectados cresce a cada ano, é comum o uso de aplicativos para celular que permitem monitorar o cultivo a quilômetros de distância e, ao mesmo tempo, negociar com fornecedores e clientes de todo o país.

No entanto, muitos produtores não se aprofundam no uso de tecnologias voltadas para o gerenciamento administrativo e financeiro de seus negócios. Além das máquinas agrícolas cada vez mais tecnológicas, existem também programas de computador elaborados para ajudar o agricultor a gerenciar a propriedade de um modo geral, otimizando a logística em várias frentes.

Tudo isso ajuda a aumentar a lucratividade do seu negócio.

 

Veja também:

NÃO compre máquinas agrícolas antes de ler estas dicas!

Saiba mais sobre o compartilhamento de máquinas agrícolas

 

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

O agronegócio não teria a força que tem hoje se não fosse a implementação de tecnologias que atualmente já nem são novidade. Por exemplo, o uso dos tratores agrícolas e outras máquinas; o desenvolvimento de defensivos agrícolas e fertilizantes; e até mesmo a utilização de sensores, GPS e drones, que são mais recentes.

Neste artigo vamos focar em inovações mais ligadas ao digital. Falaremos mais de ferramentas que o produtor pode ter na palma da mão.




 

PREVISÃO DO TEMPO

Todo bom agricultor que se preze precisa fazer um bom monitoramento das condições meteorológicas, pois elas afetam todas as etapas da produção. Existem os aplicativos mais conhecidos como Climatempo, Accuweather e até o do INMET.

Tem também o Agritempo, um sistema de monitoramento disponibilizado gratuitamente pela Embrapa, pensado para o agronegócio. Ele informa as condições agrometeorológicas de todos os estados e uma série de detalhes importantes para você saber se precisará fazer alguma intervenção no solo nos próximos dias.

GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Existem planilhas do Excel gratuitas para download no site da Embrapa, onde você pode preencher todos os custos e receitas do seu negócio.

Diversas empresas especializadas nesta área também disponibilizam modelos de planilhas, não é algo difícil de encontrar na internet.

Você pode pesquisar e testar várias para ver a qual vai se adaptar melhor. Aegro e Agrare são dois exemplos de aplicativos voltados para essa demanda.

PARA PECUARISTAS

O aplicativo Custo Fácil pode ajudar a administrar granjas de aves ou suínos. Com ele, é possível organizar os dados necessários para estimar o custo de produção e rentabilidade, cadastrando informações como alojamento e desempenho, etc.

Para quem trabalha com gado de corte, uma boa opção é o programa Invernada. Ele auxilia no controle do rebanho, incorporando um banco de dados de clima e alimentos, permitindo até a formulação de dietas. Além disso, faz simulações do desempenho das pastagens e do crescimento dos animais. Tanto o Custo Fácil quanto o Invernada são gratuitos e desenvolvidos pela Embrapa.

SAÚDE DO CULTIVO

Uma ferramenta muito conhecida e muito útil é o Guia InNat (também criado pela Embrapa). Ele ajuda o agricultor a identificar o que é inimigo natural e o que é praga agrícola. O aplicativo tem uma base de dados, com imagens, sobre os predadores e parasitoides, o ciclo de vida e as funções deles.

O AdamaAlvo é um aplicativo semelhante, cujo objetivo é ajudar o produtor a identificar pragas, ervas e doenças nas plantações de soja, milho, trigo, cana, café e algodão. É possível, inclusive, enviar fotos da lavoura para análise técnica.

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Enquanto alguns pensam que é preciso investir milhares e milhares de reais para implementar a agricultura de precisão, outros já estão explorando programas gratuitos que contribuem muito para a modernização do trabalho no campo.

Um exemplo é o Navegador de Campo, aplicativo que permite que o agricultor possa conduzir máquinas agrícolas ao longo de trilhas paralelas com precisão, mesmo em condições de pouca visibilidade. Obstáculos e dados de campo, tais como limites e linhas de orientação, podem ser marcados e salvos.

Este e outros aplicativos similares contribuem para reduzir o número de áreas não tratadas e sobreposições. Também é sempre interessante que o produtor faça download das ferramentas digitais disponibilizadas pelos fabricantes de máquinas agrícolas. Alguns ajudam a criar uma agenda de manutenção preventiva e revisão, a calcular o desgaste dos pneus, entre outras dicas.

CONCLUSÃO

Como você viu, hoje em dia existem muitas opções de aplicativos e programas para facilitar a vida do produtor rural. A tendência é que o universo do agronegócio fique cada vez mais tecnológico e que isso seja cada dia mais acessível.

Para quem ainda tem receio de lidar com tecnologia, é hora de buscar aprender e se familiarizar, pois pode ser um diferencial para o crescimento do negócio. Um bom começo é explorar as soluções tecnológicas gratuitamente disponibilizadas no site da Embrapa e testar as opções de aplicativos para agropecuária disponíveis para Android e iOS.

 

 

Gostou deste artigo e acha que ele pode ser útil para alguém? Envie para um(a) amigo(a)!

 

E se você procura soluções para o agronegócio ou tem máquinas e implementos agrícolas para negociar, não deixe de consultar e anunciar gratuitamente em nosso site. Conectamos pessoas de todo o país!

 

 

139 total de visualizações, 1 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...
Facilidades do Classificados do Agro