Aumente já a produtividade de sua máquina agrícola

FavoriteAtualizandoFavoritar

Ao investir na aquisição de máquinas agrícolas, sejam elas novas ou seminovas, você está dando um passo importante para melhorar a eficiência do seu negócio. Afinal, foi com a função de aumentar a produtividade no campo que surgiram as primeiras ferramentas e implementos agrícolas.

E elas continuam evoluindo graças à busca incansável do mercado por mais agilidade, menor custo, menos falhas e redução de desperdícios. Portanto, você precisa avaliar se está tirando o máximo proveito possível do seu maquinário e implementos agrícolas.

Às vezes, a compra de uma máquina nova já vai ajudar muito nos problemas enfrentados na sua produção, mas é muito comum que os agricultores e operadores subutilizem o equipamento por falta de conhecimento ou negligenciem alguns cuidados.

Veja a seguir algumas dicas para melhorar a produtividade da sua lavoura com o melhor uso das máquinas rurais.

PLANEJAMENTO

Impossível não começar por essa etapa. Pode parecer clichê, mas a falta de um bom planejamento pode ter consequências sérias quando se trata de máquinas agrícolas.

O ideal é que isso seja feito antes da compra e neste post você confere uma série de dicas para escolher a melhor máquina agrícola.

Porém, se este não é o seu caso, pode ser uma boa hora para reavaliar a utilização do seu maquinário atual, observando fatores como: janela de colheita; treinamento da equipe ou contratação de mão de obra qualificada; cálculo do custo operacional de suas máquinas e em quanto tempo este investimento será recuperado.

É possível elaborar sozinho as planilhas para realizar estes cálculos, mas também existem documentos prontos para download na internet e consultorias especializadas que fazem o estudo específico da sua realidade. É um investimento que pode valer muito a pena e dar retorno rapidamente.

Veja também:
Saiba tudo sobre a profissão de operador de máquinas agrícolas  

NÃO compre máquinas agrícolas antes de ler estas dicas!

Pulverizadores, Arados e Subsoladores : Acerte na escolha!

 

ABASTECIMENTO

Obviamente, é preciso atentar aos principais aspectos: tipo de combustível indicado; custo de cada um deles; e o quanto a máquina consome.

Uma dica interessante, que impacta na vida útil do maquinário agrícola, é a de realizar o abastecimento ao final da jornada de trabalho, em vez de deixar para o dia seguinte. Essa prática expulsa o vapor de água acumulado dentro do tanque, impedindo-o de se condensar na parede e contaminar o combustível.

Existem, ainda, aplicativos que ajudam o agricultor a economizar no abastecimento, mostrando os preços dos fornecedores da região e ajudando a calcular qual a opção mais rentável.



MANUTENÇÃO

Dependendo da máquina e do tipo de cultivo, a checagem de alguns componentes precisa ser diária. Via de regra, é preciso atentar ao calendário de manutenções preventivas, à escala de revisões, à calibração dos pneus, etc.

Negligenciar esses fatores pode trazer muita dor de cabeça. Aqui no site temos um artigo completo sobre manutenção e armazenamento, com várias dicas.

ALUGUEL

Se você identificou que algumas de suas máquinas agrícolas ficam ociosas em determinados períodos do ano, que tal alugar para outros produtores? Neste post sobre compartilhamento de maquinário, temos muitas dicas interessantes sobre esta prática que tem ganhado força dentro do setor.

 

CONCLUSÃO

Na rotina do trabalho no campo, alguns procedimentos acabam entrando no modo automático e um serviço pode passar anos sendo feito da mesma maneira, com resultados menos expressivos do que poderiam ter.

O fato é que qualquer interrupção imprevista no funcionamento das máquinas e implementos agrícolas pode causar muito transtorno e prejuízos.

Por isso, esperamos que este artigo tenha ajudado você a refletir sobre certos pontos para melhorar ainda mais o rendimento da sua empresa rural.

 

Em nosso site, você pode anunciar gratuitamente e encontrar ofertas de máquinas e implementos agrícolas, além de diversos produtos e serviços para o agronegócio.

 

Ah! Se você gostou deste texto, não deixe de comentar e compartilhar com um(a) amigo(a)!

238 total de visualizações, 1 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...
Facilidades do Classificados do Agro