Conheça as principais máquinas agrícolas e suas funções

FavoriteAtualizandoFavoritar

Conheça as principais máquinas agrícolas e suas funções

O que seria do produtor rural sem as máquinas agrícolas? Com certeza o trabalho seria muito mais exaustivo e bem menos eficiente.

É fato que desde os pequenos e médios agricultores até os trabalhadores em enormes propriedades usam as máquinas agrícolas no dia a dia.

As vantagens são muitas: menos falhas no manejo, menos desperdício, maior competitividade e resultados melhores. Uma coisa puxa a outra!

Você já deve ter percebido que quando se fala em maquinário agrícola, geralmente aparece também o termo “implemento”.

Caso ainda não saiba qual a diferença entre os dois, neste artigo você poderá entender de vez!

 

Veja também:

– Principais linhas de crédito para comprar máquinas agrícolas

 

 

O QUE SÃO AS MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS?

A máquina agrícola é projetada especificamente para realizar sozinha uma determinada atividade ou auxiliar na operação agropecuária.

Elas normalmente são motoras, pois transformam energia, como os tratores (que falaremos mais abaixo).

Já os implementos são os equipamentos não motores, ou seja, aqueles que simplesmente transmitem o efeito de força, acoplados à tração mecânica ou animal.

É claro que ambos são extremamente importantes para o funcionamento do agronegócio, pois muitas das vezes são usados em conjunto, ou mesmo conectados, em diversas etapas da produção.

No fim das contas, o uso das máquinas e implementos tem o mesmo objetivo: otimizar a produtividade para aumentar os lucros.

 

AFINAL, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÁQUINAS AGRÍCOLAS?

Se você está na fase do preparo inicial do solo – trabalho que pode impactar diretamente no sucesso final da colheita – podem ser utilizadas máquinas agrícolas como: destocadores, serras, lâminas empurradoras e niveladoras, escavadeiras e perfuradoras. Elas irão agilizar a limpeza da área, removendo resíduos indesejados.

Já no preparo periódico, para movimentar o solo, você vai precisar de arados de aivecas, arados de discos, grades, subsoladores, enxadas rotativa, sulcadores, entre outros.

Temos as máquinas agrícolas responsáveis por depositar no solo as sementes, partes vegetativas das plantas ou mudas das culturas. São elas: semeadora, plantadora e transplantadora, respectivamente.

Outras máquinas e implementos agrícolas são os cultivadores, as ceifadoras e roçadeiras.

A função delas, de modo geral, é afrouxar ou “afofar” o solo para arejar (isso ajuda a renovar a terra e incorporar os fertilizantes); bem como são usadas para cortar e picar partes da vegetação e do plantio.

Há, ainda, as adubadoras, aplicadoras de defensivos agrícolas e colhedoras, cujos nomes são autoexplicativos.

Não podemos deixar de fora as carretas, tratores e caminhões, essenciais na rotina de transporte e carregamento dos produtos do agronegócio.

 

CONCLUSÃO

E aí, você sabia de todas essas máquinas agrícolas e pra quê exatamente elas servem? Elas estão disponíveis no mercado em vários modelos e especificações, inclusive com diferentes tecnologias.

Para tomar a decisão de comprar um novo veículo ou ferramenta, é fundamental estudar antes fatores como as características do seu solo, as particularidades do seu cultivo e as dimensões do terreno para escolher aquele equipamento que terá o melhor custo-benefício e se adapta melhor às suas necessidades.

Se você está a procura de um bom maquinário para investir em sua propriedade rural, veja as ofertas disponíveis para todo o brasil em nosso site Classificados do Agro.

E caso você tenha uma máquina agrícola ou implemento à venda, não deixe de anunciar gratuitamente em nosso site.

Ah!! Se você gostou deste artigo, não deixe de comentar e compartilhar este artigo com seus amigo(a)s. 🙂

74 total de visualizações, 2 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...