Custos de produção agrícola:Você realmente conhece os seus?

FavoriteAtualizandoFavoritar

Para tomar as melhores decisões para a sua micro ou pequena empresa rural, é necessário saber o real custo operacional do seu negócio. E isso vai além de subtrair os gastos do total da receita.

Uma análise completa engloba uma série de variáveis e pode ser crucial para você alavancar sua produção, entendendo o momento certo de investir em máquinas agrícolas, por exemplo.

Assim, você pode evitar erros como pegar crédito rural com taxas de juros além do que pode arcar ou então obter acesso a um crédito abaixo do ideal, ver um aumento do custo operacional e se enrolar para manter tudo funcionando. 

É um tema complexo, mas neste artigo abordaremos os principais tópicos para incentivar você a se aprofundar no assunto. Não deixe de conferir as dicas extras e links ao final do post.

CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS

Geralmente os produtores tem mais facilidade para identificar os gastos fixos do mês, mas os gastos variáveis são tão importantes quanto, pois podem esconder “ralos” de dinheiro. Deixam aquela sensação de que você deveria ter um retorno maior comparado ao tanto que já investiu na lavoura.




 Começando pelos insumos para a produção, por exemplo, liste os custos com sementes, fertilizantes, defensivos, etc. Atenção: no relatório mensal só entra o que foi de fato aplicado na plantação naquele período. Isso ajuda a ter um controle mais proporcional.

Outros custos que podem parecer óbvios, mas é bom citar: mão-de-obra, especialmente nos períodos em que for necessário contratar profissionais extras; despesas administrativas; impostos e taxas; melhorias na propriedade, entre outros, de acordo com as particularidades de cada negócio.

Uma pesquisa no Google por “planilhas de custo de produção agrícola” já ajuda muito, mas um site é bastante recomendado por disponibilizar um bom material gratuito, com modelos para diversos tipos de cultivo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

DEPRECIAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

 Quando se trata de máquinas agrícolas, os custos fixos são aqueles contabilizados mesmo com o equipamento parado. Tais como juros, seguro, depreciação, garagem, etc. Enquanto os custos variáveis são aqueles que dependem da realização de alguma operação funcional, como diesel, salário do operador e manutenções.

 É interessante calcular a depreciação das máquinas durante toda a vida útil dela na sua propriedade. Se você já quitou o maquinário, mas continua usando, considere a depreciação anual e horas trabalhadas.

A Conab elaborou um guia gratuito e completo sobre a metodologia do custo de produção agrícola, além da tabela de vida útil (anos e horas) e de valor residual de máquinas agrícolas (elaborada a partir de pesquisas, contatos com produtores e fabricantes).

Você encontra abaixo o link para download do documento, que lista e detalha todos os principais elementos necessários para calcular o custo operacional de sua propriedade.

Outra fonte para consultar a taxa de depreciação anual desses equipamentos é a Receita Federal.

Tudo isso ajuda a conhecer o real valor que a máquina teve na sua produtividade e programar os próximos investimentos.

DICAS EXTRAS

As medidas referenciais normalmente adotadas para analisar o custo de produção agrícola são: reais por hectare (R$/ha) ou reais por saca (R$/saca).

Separe um espaço na sua planilha ou no programa de gerenciamento financeiro para comparar os valores projetados com o que realmente foi concretizado.

 A Conab considera, ainda, o fator terra como um dos fatores de produção. Para efeito de cálculo do custo, estima-se que a taxa de remuneração da terra é de 3% a 5% do valor da terra ou o valor do arrendamento.

CONCLUSÃO

 No início pode parecer muito complicado, mas organizar as finanças para descobrir o real custo da sua produção agrícola vai contribuir para aumentar a sua competitividade.

Como essa discussão é boa demais para terminar por aqui, segue alguns links para ajudar você:

Planilhas da Conab

Guia completo Conab

Receita Federal

Na administração do trabalho agrícola, é crucial pesquisar e comparar orçamentos. Em nosso site você encontra ofertas de máquinas e implementos agrícolas, entre outros itens.

Caso você seja um fornecedor ou esteja procurando meios de aumentar a renda negociando produtos e serviços, anuncie gratuitamente em nosso site. Conectamos o agronegócio em todo o país!

Gostou deste artigo? Não deixe de comentar e compartilhar com um(a) amigo(a)!





111 total de visualizações, 1 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...
Facilidades do Classificados do Agro