O Garantia-Safra é um grande bote salva-vidas, quando o assunto é ajudar o agricultor familiar. Criado em 2002, pelo ministério de agricultura, pecuária , MAPA, este programa consiste em um auxílio ao produtor que perdeu toda a sua safra, seja pelo excesso de chuvas ou por conta da estiagem durante o período de um ano.

 Para que seja possível ter o benefício que ajuda o agricultor familiar, é preciso que ele tenha um cadastro e também o NIS, para receber o valor do seu benefício, e poder usá-lo na hora de fazer um novo plantio.

 Também, deve-se observar se o município tem o direito de receber o Garantia-Safra, sendo necessário que o município esteja dentro dos requisitos para receber o benefício.

Quais os requisitos necessários para fazer parte do programa Garantia Safra?

Para conseguir passar por todo esse processo, e ter acesso o Garantia-Safra, é necessário

  • Fazer parte do programa Garantia Safra.
  • Ter o direito de receber o benefício Safra do período 2021/2022.

Antes de tudo, é importante saber os pré-requisitos, para que o pequeno agricultor familiar possa receber todo o seu benefício. Ao saber dessas informações, será possível passar por todo o processo, de um modo bem simples e fácil.

——————————————————————————————————————

Tratores agrícolas à venda: Os cuidados para fechar um bom negócio

Custos de produção agrícola: Você conhece os seus?

Conheça as principais máquinas agrícolas e suas funções

Veja abaixo uma lista de itens necessários para receber o benefício:

  • Ter a Declaração de Aptidão Ativa (DAP)
  • Ter renda de um salário e meio nos 12 meses antes do benefício
  • Plantio de 0,5 a 6 hectares com alimentos como: feijão, arroz, milho, algodão e até mandioca
  • Ter NIS (Número de identificação Social)
  • Data de nascimento
  • Filiação
  • CPF
  • Área não pode ser irrigada
  • Não ter mais de 4 títulos de módulo fiscal

Além destes documentos é importante ressaltar que e necessário que o produtor faça a adesão ao programa antes mesmo do momento do plantio, sendo que a área constatada deve ser superior a 6/10 de hectare e inferior a 10 hectares

Veja qual a situação do Município tem que ter para que o agricultor tenha o benefício

Agora, é necessário ter em mente que o Município faz grande parte para conseguir que o pequeno agricultor possa receber o Garantia-Safra, sendo preciso, que a cidade do produtor tenha declarado estado de emergência ou até de calamidade pública, reconhecida pela Secretaria de Defesa Civil do Governo Federal.

Entretanto, o agricultor vai ter um grande espaço, para garantir esse benefício, e, para poder fazer parte do programa, é essencial que tenha perdido por volta de 50% do plantio por conta de eventualidade climáticas.

Como saber se tenho o direito a receber o benefício Safra do período 2021/2022?

Primeiro, é necessário que se faça a consulta para saber se tem ou não o direito, acessando este link Consulta Beneficiário. Por ele será possível ir para uma nova página, onde é necessário preencher um novo formulário para ter as informações.

Depois que fizer o acesso no link, é preciso preencher algumas das informações, para que possa consultar as informações sobre os benefícios, e,  para que possa te ajudar, em todo esse processo, temos uma lista abaixo com os dados ques são necessários.

  • CPF
  • Ano Safra (0000/0000)
  • Código na Imagem

Portanto, ao colocar todos esses benefícios, será possível ter certeza se pode receber o seu benefício e conseguir salvar a sua safra.

Como é feito o pagamento do Garantia Safra e como fazer o seu saque de modo fácil?

Por último, para conseguir receber o pagamento, é preciso ter uma conta na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

O pagamento do Garantia-Safra é feito em 5 parcelas iguais, porém, no caso do ano de 2022, será feito uma parcela única com o  valor total, a partir de maio.

Por fim, esperamos que com este artigo você tenha tido uma noção de como poder desfrutar deste programa, e o quê fazer para conseguí-lo. Se ainda tiver dúvida, ou se você perdeu toda a sua safra e não sabe o que fazer, pode nos enviar uma mensagem, que tentaremos te ajudar da melhor forma possível.

Grande abraço 🙂