A vida do agricultor exige conhecimento e atenção em várias frentes. A gestão desse tipo de negócio inclui desde a qualidade do solo e as necessidades do cultivo até as estratégias de empreendedorismo e logística.

São muitas coisas para monitorar e o dia-a-dia de quem administra o trabalho no campo é puxado.

Para evitar que surjam muitos problemas com as máquinas e implementos agrícolas, preparamos para você este artigo com erros que não podem ser cometidos em sua propriedade.

As dicas abaixo podem ser aplicadas tanto em negócios de agricultura familiar quanto em grande escala.

Preste atenção para ter certeza que não está cometendo alguns destes equívocos.

FALTA DE PLANEJAMENTO

Pular esta etapa não é uma boa ideia, definitivamente. Ao planejar os próximos passos e estabelecer “planos B”, você estará muito mais preparado para tomar uma decisão acertada rapidamente quando a crise chegar.

Se você é um pequeno empreendedor rural, não deixe para planejar somente quando chegar a hora de expandir.

Caso você tenha feito grandes investimentos recentemente, não relaxe o planejamento achando que agora está tudo encaminhado e o crescimento é certo.

A pandemia mundial do novo coronavírus é um grande exemplo da importância de se adaptar a cenários problemáticos.

TOMAR DECISÕES NA BASE DO “ACHISMO”

 Este erro está ligado ao anterior. Geralmente quem ignora o planejamento estratégico é aquele que tem a tendência de comandar a empresa intuitivamente, fazendo “estimativas” imprecisas.

Isso não quer dizer que anos de experiência no campo devem ser desprezados, mas que tal unir ao conhecimento técnico?

Hoje em dia, uma busca rápida na internet mostra vários modelos de planilhas e até mesmo softwares de gestão agrícola.

Separar um tempo para se organizar ou investir num serviço de consultoria com certeza trarão bons resultados, só pelo fato de você conhecer mais a fundo o seu negócio.

EQUIPE SUBQUALIFICADA

Com a intenção de economizar nos custos com mão de obra, há empregadores que escolhem os operadores de máquinas agrícolas de acordo com o menor preço cobrado.

Sabia que um profissional inexperiente ou imprudente pode causar justamente o efeito contrário e gerar mais gastos com combustível ou perdas no cultivo?

Falhas na produção, acidentes e até o desgaste acelerado de componentes do maquinário podem ser evitados se a contratação priorizar pessoas qualificadas – ou mesmo investir em um treinamento para a sua equipe.

ESTOQUE DESORGANIZADO

Um estoque bagunçado pode ser um verdadeiro ralo de dinheiro no orçamento do seu negócio.

Esteja atento não só ao prazo de validade, mas também às condições de armazenamento de insumos agrícolas e peças de reposição.

Deixe em locais mais acessíveis o que precisa ser usado rapidamente, inspecione o estoque periodicamente. Já pensou colocar uma colheita a perder porque um produto expirou ou não havia o material adequado?

CONCLUSÃO

Não só no agronegócio, como em todos os setores, a chegada da Covid-19 forçou muitos empresários a cortarem gastos onde achavam que não havia mais o que reduzir.

Com essas dicas, você tem a chance de analisar cuidadosamente se há processos que podem ser melhorados na sua produção.

O nosso site pode ajudar você no planejamento estratégico da sua produção, pois aqui você consegue negociar – gratuitamente produtos e serviços com fornecedores e clientes de todo o país.

Tem algum erro no gerenciamento do agronegócio que você também acha importante discutir? Deixe um comentário pra gente!

Se você gostou deste texto e acha que ele pode ser útil para outra pessoa, compartilhe com um(a) amigo(a)!

Veja também…

A tecnologia é sua aliada no agronegócio

Saiba tudo sobre a profissão de operador de máquinas agrícolas  

Entenda a diferença entre semeadoras, plantadoras e mais!