NÃO compre máquinas agrícolas antes de ler estas dicas!

FavoriteAtualizandoFavoritar

Você percebeu a necessidade de adquirir alguma máquina agrícola para o seu negócio, mas não sabe bem quais critérios adotar para escolher o melhor equipamento? Então este artigo é para você.

Reunimos os principais fatores que você precisa avaliar para fazer a compra adequada e aumentar os rendimentos da sua produção.

 TENHA ESSAS INFORMAÇÕES ANTES DE TUDO

Uma decisão acertada passa por um bom planejamento. Você conhece sua propriedade melhor do que ninguém. Sabe quais são as lacunas e os pontos fortes do processo, por isso não deve ser difícil fazer o levantamento das seguintes informações:

– Tipo e tamanho da produção

Uma máquina agrícola trará muito mais benefício se for usada para o tipo de cultivo específico (café, soja, milho, etc) que ela foi projetada.

Além disso, existem diferentes categorias de implementos agrícolas dependendo da dimensão da produção atendida. É necessário analisar o tamanho da demanda para escolher o maquinário que vai se encaixar na sua realidade e torná-la mais eficiente.

Por exemplo, uma colheitadeira ou um tanque menor do que a capacidade ideal vai exigir mais paradas, podendo gerar atrasos. Assim como ter implementos acoplados a um trator sem respeitar a potência pode diminuir a vida útil da máquina.

– Condições do terreno

Até mesmo as características do terreno precisam ser levadas em consideração. Ele é inclinado ou tem muitos desníveis? Qual o tipo de solo? Comprar maquinário agrícola sem ter esse aspecto em mente pode aumentar os gastos com combustível e intensificar o cansaço do operador ou colocá-lo em risco.

– Viabilidade econômica

O desafio é encontrar a máquina agrícola perfeita para a sua necessidade e que caiba no seu bolso. Não adianta investir tudo em maquinário se isso levar a uma situação de prejuízo. Por isso, se planeje para a compra e sempre compare o investimento ao ganho estimado da sua produção.

Veja mais:

Principais linhas de crédito para comprar máquinas agrícolas

Conheça as principais máquinas agrícolas e suas funções

 

VAMOS ÀS DICAS

– Potência do motor

Fundamental, mas não é tudo. Cuidado para não cair no erro de escolher a máquina com o motor mais potente do que o necessário para uma propriedade pequena. Isso aumentará seus custos agregados. Aqui cabe fazer um cálculo considerando o que falamos acima: tipo de cultivo, escala de produção e condição do terreno.

– Consumo de combustível

É um custo importante, especialmente se o maquinário agrícola for usado em diversas etapas. Procure saber quantos litros são consumidos por hora ou por hectare e faça as contas.

– Conforto

Este fator pode passar batido às vezes, mas influencia diretamente na produtividade do operador da máquina agrícola. O conforto do assento; se a cabine tem ar-condicionado ou aquecimento, dependendo da região; os níveis de ruído, entre outras coisas que fazem diferença no rendimento do trabalho.

 

MÁQUINAS SEMINOVAS

Além de tudo o que já falamos, quando se trata de maquinário seminovo, alguns cuidados são importantes na hora da compra

– Conservação

De cara, é preciso perceber em que estado está a máquina. Se demonstra avarias sérias ou se apresenta ruídos anormais.

– Histórico e manutenção

  Informe-se sobre as horas de uso e também sobre as manutenções já realizadas. Para máquinas populares, geralmente não é difícil encontrar peças de reposição. O recomendado é sempre comprar peças originais e fazer os reparos com profissionais de confiança.

– Impacto

Considere a possibilidade de comprar uma máquina agrícola usada e extrair dela o melhor custo-benefício para o seu negócio. Enquanto isso programe-se da melhor maneira para, daqui a um tempo, investir em maquinário novo, se este for o seu objetivo.

 

CONCLUSÃO

Com este artigo você pode notar a importância de se fazer uma boa análise antes de comprar qualquer maquinário agrícola. Se for possível contrate algum especialista para ajudá-lo(a) na decisão de compra de um equipamento, caso esteja comprando uma máquina de terceiros.

Se estiver comprando de alguma concessionárias exija que um técnico qualificado que vá até a propriedade rural, fazer um levantamento das informações para indicar a melhor máquina para o seu perfil.

Se você gostou deste texto, não deixe de comentar e compartilhar este artigo com um(a) amigo(a)!

 

E caso você tenha uma máquina agrícola ou implemento à venda, não deixe de anunciar gratuitamente em nosso site.

 

 

 

 

205 total de visualizações, 1 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...