Principais tipos de caminhões e tratores agrícolas

FavoriteAtualizandoFavoritar

No trabalho do agricultor, os tratores e caminhões são essenciais. Hoje em dia, estes veículos são tão “carimbados” nas propriedades rurais que nem paramos pra pensar na evolução deles ao longo dos anos e como eles revolucionaram a agricultura no mundo!

Dependendo do tipo de cultivo ou criação e do tamanho da produção, alguns modelos de máquinas agrícolas são mais adequados que outros.

Será que você conhece os principais tipos de caminhões e tratores agrícolas e para que eles são mais usados?

Neste artigo vamos falar em linhas gerais sobre as categorias destes veículos, lembrando que existem desde os menores (ideais para o dia a dia no campo) até os maiores e mais potentes (voltados para cultivos maiores, consomem mais combustível).

TRATORES AGRÍCOLAS

Os tratores basicamente são classificados de acordo com o tipo de rodado e o tipo de chassi.

A primeira característica (rodado) influencia na tração, estabilidade e rendimento operacional e tem os seguintes subtipos:

– Trator de duas rodas: Também conhecido como microtrator, é conduzido pelo operador a pé, que vai caminhando atrás do maquinário. É indicado para trabalhos agrícolas em áreas de até 10 hectares.

– Trator triciclo: É muito utilizado como tratores de jardinagem, ceifadores e trabalhos de cultivo em linhas.

– Trator de quatro rodas: Pode ter tração em todas as rodas ou apenas em duas.

– Trator semiesteira: Possuem rodas, mas são modificadas, permitindo o emprego de uma esteira sobre as rodas traseiras.

– Trator esteira: É bastante usado no preparo inicial do solo, para derrubada da vegetação nativa e limpeza da área. Geralmente equipado com lâmina frontal, correntão, rolo, faca, entre outros implementos importantes nessa etapa.

Já o tipo de chassi interfere na relação peso X potência, distribuição dos esforços e localização do centro de gravidade. Em relação a esses tratores, temos as seguintes classificações:

– Trator industrial: Comumente utilizado para transporte e manuseio de ferramentas em parques industriais. Até pode ser usado em algumas fases da produção, mas geralmente é considerado muito pesado para trabalhos agrícolas.

– Trator florestal: Usado para derrubada e corte de árvores, carregamento, transporte e processamento. Tem muita força de tração, é potente, portanto funciona bem em solos difíceis.

– Trator agrícola: Permite acoplar os mais variados tipos de implementos e formar conjuntos combinados.



CAMINHÕES RURAIS

Os caminhões também são importantes para os agropecuaristas e alguns têm funções bem específicas. Veja alguns exemplos:

– Carga viva: Para esse tipo de transporte, é preciso ter uma série de cuidados, como uma boa ventilação no ambiente interno para não prejudicar os animais.

– Carga frigorífica: Quando se trata do deslocamento de produtos resfriados ou congelados, é preciso que tenha equipamentos específicos, como baú com vedação, revestimento térmico e dispositivos de resfriamento.

– Carga a granel sólida: Esses veículos precisam ter carroceria aberta e grade alta, para que o material (como soja, milho, arroz, etc) seja transportado sem muitas perdas.

CONCLUSÃO

O transporte eficiente em todas as etapas da produção é um grande diferencial na lucratividade.

Há uma grande variedade de modelos, tecnologias e acessórios para os tratores e caminhões usados no campo, com muito mais especificações que citamos aqui.  Esperamos que o artigo tenha ajudado a responder algumas de suas dúvidas e estimulado você a pesquisar mais sobre o assunto, que é muito amplo.

Afinal, a escolha por um determinado veículo de trabalho agrícola é muito pessoal, depende das condições de trabalho e características da sua propriedade.

Em nosso site, o anúncio de máquinas e implementos agrícolas pode ser feito gratuitamente.

E se você gostou deste texto, não deixe de comentar e compartilhar com um(a) amigo(a)!

Veja também:

Principais linhas de crédito para comprar máquinas agrícolas

Saiba mais sobre o compartilhamento de máquinas agrícolas

Saiba tudo sobre a profissão de operador de máquinas agrícolas

NÃO compre máquinas antes de ler estas dicas

131 total de visualizações, 1 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...
Facilidades do Classificados do Agro