Saiba mais sobre o compartilhamento de máquinas agrícolas

FavoriteAtualizandoFavoritar

Comprar máquinas agrícolas é um investimento bastante alto que requer um planejamento cuidadoso. No entanto, nem sempre a ampliação da frota é necessariamente a melhor alternativa.

Nos últimos anos, a economia colaborativa se fortaleceu em várias frentes. Exemplos disso são os modelos de compartilhamento de transporte e hospedagem, como Uber e AirBnb. Pois bem, não dá mais para ignorar essa nova dinâmica no agronegócio também.

O aluguel de máquinas e implementos agrícolas se apresenta como uma boa escolha em diversas situações:

– Quando o produtor ainda não tem fluxo de caixa ou acesso a crédito suficiente para comprar o próprio maquinário

– Caso aconteça alguma emergência, como o defeito de algum equipamento que vai precisar ficar muito tempo parado para conserto

– No caso de alguma mudança climática brusca ou algum imprevisto que possa prejudicar a colheita e o trabalho precise ser acelerado para não perder parte do cultivo

– Se for mais vantajoso para o modelo de negócio do agricultor de pequeno e médio porte dividir os custos das máquinas com outros produtores.

– Pode ser que a máquina ou implemento agrícola seja necessária para um serviço pontual que não ficará se repetindo na propriedade por um bom tempo.



Já deu para perceber que o compartilhamento de máquinas agrícolas é mais comum do que muita gente pensa, não é?

De fato, o aluguel já era uma realidade antiga entre os agricultores, mas de um tempo para cá, a modalidade se popularizou e profissionalizou. Existem muitas empresas e até aplicativos especializados nessa negociação.

COMO FUNCIONA EXATAMENTE?

Empresários desse ramo dizem que a procura por aluguel de maquinário agrícola dispara nas épocas tradicionais de colheita. Por isso é importante que o serviço seja agendado com antecedência, sempre que possível.

Quando se trata de empresas, sempre procure referências de outros produtores da sua região. Pesquise os serviços e vantagens que cada uma oferece.

Quais as condições para o frete da máquina até a sua propriedade? Qual a possibilidade de indicar um operador capacitado para trabalhar junto no período de locação? Oferecem assistência técnica caso aconteça algum problema? Tente negociar esses benefícios também.

No caso dos aplicativos, é normal que os fornecedores passem por um processo de seleção e que os clientes deixem avaliações sobre como foi o processo. Além disso, os interessados geralmente são conectados de acordo com a localização geográfica, dando prioridade aos que estão mais próximos um do outro.

Se o arranjo for feito pessoalmente, entre os próprios agricultores, vale a pena consultar um advogado para elaborar um contrato e evitar dores de cabeça.

O documento pode definir os dias ou quantidade de horas de uso, distâncias percorridas, responsabilidades sobre manutenção e reparos, entre outros detalhes.

ALUGAR É MESMO A MELHOR OPÇÃO?

 Como falamos lá em cima, a decisão de alugar máquinas e implementos agrícolas pode ser estratégica ou ser uma necessidade urgente.

A resposta para essa pergunta depende de muitas variáveis e cada caso precisa ser avaliado especificamente. O principal fator para a tomada de decisão é ter as informações-chaves sempre à disposição!

Estude bem as necessidades da sua produção e o que você planeja para as próximas safras. Saiba qual o custo operacional do seu maquinário ou do que pretende comprar. Isso inclui gastos fixos e variáveis embutidos, como seguros, impostos, juros, revisão periódica, reparos, etc.

Faça orçamentos de maquinário alugado e compare os custos. Se alugar for mais barato, qual o plano para o dinheiro que você estará economizando? Você pretende alugar quantas vezes? A partir de quantas vezes começa a compensar ter as próprias máquinas? Programe-se e estabeleça uma meta para um dia parar de alugar, se achar que é o melhor.

CONCLUSÃO

 Neste artigo vimos o funcionamento do compartilhamento de máquinas agrícolas, as situações mais comuns em que esta opção é considerada e também levantamos algumas perguntas para você refletir sobre qual seria a melhor decisão para a sua realidade.

De modo geral, o aluguel de implementos agrícolas é indicado para reduzir custos operacionais, uma vez que o valor de aluguel costuma ser bem menor do que o custo de aquisição. Mas com uma má administração de recursos, essa “vantagem” pode se diluir e não fazer prosperar seu negócio.

Para os produtores rurais que já identificaram máquinas ociosas boa parte do ano, o aluguel pode ser uma ótima renda extra. Invista em divulgação nas redes sociais e não esqueça de se respaldar com um contrato simples de locação.

 

E aí. Gostou deste artigo?Então não deixe de comentar e compartilhar com um(a) amigo(a) ! e veja abaixo outros artigos, como este.

Armazenamento e manutenção de máquinas agrícolas: Você está fazendo certo?

Não compre máquinas agrícolas antes de ler estas dicas.

Saiba tudo sobre a profissão de operador de máquinas agrícolas

Linhas de crédito para máquinas agrícolas

195 total de visualizações, 2 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...
Facilidades do Classificados do Agro