Saiba tudo sobre a profissão de operador de máquinas agrícolas  

FavoriteAtualizandoFavoritar

O operador de máquinas agrícolas é peça-chave no agronegócio e engana-se quem pensa que o mercado está saturado!

Só em janeiro deste ano, o setor de máquinas agrícolas registrou crescimento de 30,8% em comparação ao mesmo período de 2019, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Ou seja, é necessário que haja oferta de profissionais qualificados para acompanhar essa demanda por maquinário como tratores, colheitadeiras e etc.

Afinal, por mais que a tecnologia e a automação sejam realidade em muitas propriedades rurais, ainda é preciso uma equipe competente para gerenciar os processos, comandar os equipamentos e garantir produções cada vez mais eficientes.

A remuneração do operador agrícola fica entre R$ 1.700 e R$ 3.200, em média, segundo informações presentes no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Porém, nas regiões onde o agronegócio é mais forte, o salário pode ser ainda maior.

COMO POSSO ME QUALIFICAR?

Conhecimento teórico e prático precisam andar juntos, para entender os princípios e saber a melhor forma de aplicá-los em cada situação. Isso só vai agregar valor ao currículo e à remuneração do profissional.

Por isso, fique ligado nestas dicas:

 Buscar instituições de referência

 Procure o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do seu estado. Eles sempre abrem cursos técnicos e oferecem vagas de capacitação profissional, inclusive para jovens aprendizes (14 a 24 anos).

As aulas presenciais aumentam muito a sua chance de fazer contatos e conseguir uma contratação ao final do curso. No entanto, com a pandemia do covid19, eles disponibilizaram muito material online e gratuito que pode ser estudado à distância.

Veja mais:

Conheça as principais máquinas agrícolas e suas funções

Principais linhas de crédito para máquinas agrícolas

NÃO compre máquinas agrícolas antes de ler estas dicas!

 

 Pesquise materiais das empresas

  Se você está envolvido com o mercado agropecuário da sua região, já deve ter percebido quais são as marcas e modelos de maquinário mais populares. Muitas dessas marcas disponibilizam os manuais para download em seus sites. Tenha a iniciativa de ler regularmente para se familiarizar com algumas máquinas agrícolas.

Empresas privadas, em parceria com secretarias estaduais ou municipais, também costumam realizar treinamentos gratuitos. Acompanhe as redes sociais de todas as instituições ligadas ao setor que você tem interesse.

 Esteja regulamentado

Dependendo do tamanho da máquina agrícola, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do operador pode ser da categoria B, C, D ou E. Procure conhecer as normas regulamentadoras do seu campo de atuação e da sua região para cumprir os requisitos. Já pensou perder uma vaga de emprego porque negligenciou uma exigência?

 Não fique parado no tempo

  Busque atualizar seus conhecimentos sempre, especialmente com os avanços da chamada agricultura 4.0. Tente fazer disso seu diferencial, em vez de ficar apenas lamentando as mudanças no setor.

CONCLUSÃO

Lembre-se que para operar máquinas agrícolas, das mais antigas às mais modernas, é necessário ter coordenação motora ágil e inteligência para entender todos os recursos oferecidos pelo equipamento, além de rapidez para tomar decisões.

Uma dica extra para quem quer um emprego como operador de máquinas agrícolas e até para quem já atua na área é: preze sempre pelo trabalho bem feito e por um bom relacionamento com patrões e clientes, isso é crucial para você cultivar uma boa rede de contatos e referências, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais.

E aí, gostou do artigo? Não deixe de comentar e compartilhá-lo com seu amigo(a) que sonha em ser operador de máquinas agrícolas.

E se você tem algum maquinário novo ou usado fique à vontade para  anunciá-lo gratuitamente em nosso site. 🙂

 

122 total de visualizações, 1 hoje

Deixe um comentário

Você precisa estar logadopara postar um comentário.

Amigos do Facebook

Carregando...